Uma forma de medir o risco no investimento

Resultado de imagem para risco no investimento

Uma forma de medir o risco no investimento

Traduzido literalmente para o português, “Drawdown” significa “redução” “descida”, mas na gíria financeira o interpretaríamos como um retrocesso na curva de resultados.
Ou seja, através do Drawdown poderíamos medir o quanto diminuiu a nossa curva de resultados em relação ao anterior máximo de capital alcançado na referida curva.
dito de outra forma, o Drawdown representaria a maior série de ganhos, historicamente, de uma metodologia em uma carteira de investimento.

Como se mede o Drawdown.
A grandes traços, que poderíamos dizer que, para calcular se você está passando por um Drawdown, teria que estabelecer os mínimos dentro de sua carteira de investimento e localizar o máximo anterior.
Por exemplo, imagine que há dois anos a investir e o resultado máximo que tiver atingido é de 20.000 euros. Se o seu capital chegou a baixar a 15.000 euros, tem um Drawdown de 5.000 euros. Para sair do Drawdown, seus resultados teriam que superar o anterior máximo de ganhos alcançado (neste caso, 20.000 euros).
No exemplo acima nós usamos quantidades totais para entendê-lo melhor, mas o certo é que o Drawdown é expressa em porcentagem.

Imagem relacionada

De que te serve o Drawdown realmente como investidor?
Em princípio, o Drawdown é uma informação útil na hora de avaliar se você está assumindo um risco muito alto que pode dirigi-lo a grandes perdas nos períodos de sapo.
Mas, além disso, atravessar um Drawdown também representa um desafio interessante piscológico para testar a confiança que você tem em seu sistema de investimento, principalmente no longo prazo, onde os tempos são mais dilatados.

Todos nós gostamos de ganhar, mas há que assumir que o mercado é aleatório e que os retrocessos em nossa curva de resultados vão dar em um momento ou outro. Mas nem por isso temos que andar a mudar as regras.

Resultado de imagem para risco no investimento

Os investidores profissionais sabem que se houver uma subida e uma descida de 5%, não devem alarmar, porque um volatilidade de 10% está dentro do normal. Agora, se essa volatilidade aumenta e se traduz em perdas importantes, então, são conscientes de que passam por um Drawdown e costumam fazer duas coisas:

Deixar de operar um tempo até que o mercado se estabilize.
Reduzir o risco de operação e o risco global da carteira utilizando as estrategia para opções binarias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *