Como Prevenir Acidentes de Trabalho?

Milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. Enorme parte deles, são ocasionados pela falta de atenção, e similarmente por não utilizarem os equipamentos adequados às atividades que exercem. A segurança do trabalho é o estudo que pesquisa os possíveis agentes dos acidentes e incidentes originados ao longo do exercício laboral do indivíduo. Possui como essencial alvo a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e outras formas de danos à saúde do profissional. O estudo atinge sua intenção no momento em que pode oferecer aos dois, empregado e chefe, um espaço agradável de trabalho.
O trabalhador possa ter seu pão de cada dia e voltar para a família contente de terem acabado mais um dia de trabalho. Com base no conhecimento de Mattos (2009) cabe a esse estudo, juntamente com mais competências (medicina do trabalho, ergonomia, saúde ocupacional, higiene ocupacional e segurança patrimonial), identificar os elementos de perigo que fazem com que ocorram acidentes causem doenças ocupacionais, avaliar seus efeitos na saúde do agente e acionar atitudes de ação técnica a serem implantadas no ambiente de trabalho. Posto isto, aqui vão algumas dicas para evitar que você necessite ficar ausente de seu ofício, afinal de contas, proteger-se é o melhor medicamento.

img-pessoa

  1. Evite se alhear no decorrer suas atividades! Dessa maneira, será bastante complicado acontecer alguma coisa com você.
    2. Já ouviu a afirmação “a pressa é inimiga da perfeição”? Então, procure realizar suas atividades com antecedência. Seu serviço com certeza terá mais qualidade e menos riscos para você.
    4. Caso tenha qualquer confusão em relação a um serviço. Melhor indagar a seu gestor qual a melhor maneira de realiza-lo para evitar que alguma coisa dê errado!
    5. Ao perceber que o equipamento que opera está com dificuldade ou apresentando anomalias, comunique de imediato a seu gestor. Tenha em mente que usar máquinas que não estejam em perfeito desempenho são um grande perigo para sua segurança.
    6. Evite fumar em locais proibidos, especialmente se houver perigo de explosão ou tenha itens inflamáveis próximo.
    7. Não improvise ferramentas. Se as suas estiverem em más condições, a empresa é encarregada. Exija a conservação e troca delas. Comunique os responsáveis.
    8. Possui um novo amigo em seu setor? Seja amistoso e avise-o dos perigos no local do qual vocês fazem parte. Do mesmo jeito que você, ele possui uma família e a vida dele é tão fundamental quanto a sua!
    9. Caso aconteça um acidente de trabalho, chame um profissional que entenda de verdade de como cuidar de você ou de seu amigo. Constantemente vão aparecer os “sabe tudo”, porém é fundamental advertir que várias vezes, uma atuação errada pode provocar danos irreversíveis à saúde.
  2. Não é eletricista? Não tente executar afazeres relacionados a esse ofício. Além da quantidade de danos que podem ser causados à rede, corre o perigo de ser eletrocutado e ter sequelas irreversíveis
  3. Máquinas não pensam, somente executam aplicabilidades coordenadas por você. Cuide delas, especialmente de sua segurança.
  4. Respeite as ordens de seu superior.
  5. Procure conhecer as regras de segurança do local no qual você trabalha.
  6. Nada de anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios eles não fazem parte do uniforme. Evite utilizar enquanto estiver trabalhando, uma vez que evitará broncas. Deixe os acessórios para quando não estiver trabalhando.
  7. A equipamento estragou? Pare! Conserte.
  8. É essencial que se aprenda como fazer uso de extintores e dispositivos de combate a incêndio. Algum dia pode ser necessário
  9. Por mais que alguns equipamentos de proteção sejam incômodos são indispensáveis! Adquira o costume de trabalhar protegido constantemente.
  10. Evite expor suas mãos ao perigo e as proteja constantemente com luvas adequadas a seu exercício.

img-capacete

Nesse sentido, a segurança do trabalho pode ser sintetizada num conjunto de técnicas, ferramentas, legislação e métodos legais destinadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Quando se fala em legislação, tem que se falar do profissional que a fiscaliza e faz com que ela seja cumprida.

Auditor forense é o indivíduo que declara defronte um tribunal e que detém a qualidade particular de ter competências técnicas em determinada ciência, ofício ou arte, os quais lhe permite formular considerações sobre materiais necessárias para a solução de um juízo.

Para trabalhar como perito judicial, além do entendimento técnico do setor no qual deseja colaborar, é preciso ter curso superior e estar associado ao Conselho Regional da categoria. São capazes de adotar este exercício funcionários públicos, aposentados, recém-formados, profissionais liberais e colaboradores de companhias normais (arquitetos, médicos, engenheiro ambiental, administrador, etc.). O auditor forense age nas varas da Justiça Federal, Estadual e na Justiça do Trabalho.

O auditor forense entra em atuação toda vez que uma perícia forense for solicitada por um interessado, caso os processos não apresentem os fundamentos suficientes capazes de aconselhar e, em consequência disto, provocar a um julgamento. A perícia forense tem como leva até os autos, provas materiais ou científicas (para atestar a veracidade de situações, coisas e fatos) e posteriormente cabe a ele colocar, da maneira concreta, o laudo pericial, que é um arquivo de distintivo técnico e cujo propósito é afirmar, no alcance do possível, uma certeza sobre determinados fatos e de seus efeitos.

Dessa maneira, o perito judicial esclarece os efeitos de determinado fato e o juiz fixa os efeitos de direito. O profissional precisa comportar-se honesta e imparcialmente no que tange à procura da verdade dos fatos e levar em conta somente os aspectos. Para o auditor forense o mercado de trabalho oferece possibilidades pôr a comarca nacional. Não são muitas as empresas que prestam esses tipos de serviços na região de Curitiba, mas podemos confiar em algumas quando se trata do assunto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *